Por que comemos o que comemos? E-book educativo explica como melhorar nossa saúde e a do planeta
“A Saúde Planetária é uma área de estudo que reúne de forma interdisciplinar a saúde humana e suas relações com a saúde dos ecossistemas. Embora seja um campo em grande expansão frente aos desafios das mudanças globais recentes, trata-se de um assunto ainda pouco abordado no ensino básico e em escolas”, informam os organizadores dos e-books Detetives da Comida: o que comemos e por que comemos o que comemos? e a Cartilha para quem ensina, uma sequência didática que traz material de apoio a professores, lançados no Portal de Livros Abertos da USP e com download gratuito. Dirigido a estudantes do Ensino Fundamental II, o material trata dos temas Segurança e Soberania Alimentar, sob a perspectiva da Saúde Planetária.
Ambas as publicações são uma decisão coletiva, baseada na união de pessoas que decidiram agir em defesa da saúde das pessoas e do planeta. Realizado pelo Grupo de Estudos em Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e pelo Clube Brasileiro de Saúde Planetária (CBSP), conta com apoio de muitas instituições, como a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A organização é dos professores Luís Gustavo Arruda e Beatriz Sinelli Laham (Instituto de Biociências da USP); Sheina Koffler (IEA/USP), Vanessa Goes (Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Antonio Mauro Saraiva (Escola Politécnica da USP), acrescidos da professora Aline Martins de Carvalho (Faculdade de Saúde Pública da USP) na cartilha.
O livro Detetives da Comida começou a ser escrito por estudantes universitários de todo o País e de praticamente todas as áreas de estudo do Clube Brasileiro de Saúde Planetária (CBSP). A obra começa o percurso abordando onde plantamos a comida e a questão dos alimentos saudáveis, além de trazer um pouco da história da comida nas cidades. Também propõe uma investigação científica para entender com mais profundidade os hábitos alimentares na nossa região e pensar quais os impactos na saúde humana e do planeta. Já a cartilha traz subsídios teóricos e práticos para aplicação da sequência didática por professores em sala de aula, bem como possibilita adaptações ao contexto e realidade de cada escola, abordando temas como ciência cidadã, ensino por investigação, educomunicação, segurança e soberania alimentar e nutricional.



