Encontro Estadual de Saúde do RN destaca controle social no SUS
O Conselho Regional de Nutrição da 6ª Região (CRN-6) esteve presente no Encontro Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, realizado no dia 23, a partir das 8h, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas de saúde e com a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
Representando o Regional, participaram os conselheiros Weskley Ribeiro e Maria Edilene Vieira, que integraram o espaço de diálogo junto a gestores municipais, profissionais de saúde e representantes do controle social. O encontro, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Conselho Estadual de Saúde do RN (CES-RN), teve como foco central o fortalecimento da participação social na gestão do SUS.
Durante a programação, foram debatidos temas estratégicos como financiamento, organização da rede de atenção à saúde, regionalização e os desafios enfrentados pelos municípios na garantia do acesso universal, integral e equitativo à saúde. O evento reforçou o papel fundamental dos conselhos de saúde e da participação popular como pilares estruturantes do SUS.
Ainda na ocasião, a carreira unificada no SUS foi debatida. Essa é uma pauta nacional que surge de intensa movimentação dos profissionais de saúde.
Para o conselheiro Weskley Ribeiro, a presença do CRN-6 nesses espaços fortalece a inserção da Nutrição no campo da saúde pública: “Participar de um encontro como este é reafirmar o lugar estratégico da Nutrição na construção das políticas públicas de saúde. O controle social amplia o diálogo e contribui para decisões mais alinhadas às necessidades reais da população.”
Já a conselheira Maria Edilene Vieira destacou a importância da articulação entre os diferentes atores do sistema: “O SUS se constrói de forma coletiva, e momentos como este fortalecem a integração entre gestão, profissionais e sociedade. A Nutrição precisa estar presente nesses espaços para contribuir com uma visão ampliada do cuidado em saúde.”
A participação do CRN-6 no Encontro Estadual de Saúde do RN reforça o compromisso institucional com o fortalecimento do controle social, com a qualificação das políticas públicas e com a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada, reconhecendo a Nutrição como elemento essencial para a saúde coletiva.











