Padrões microbiológicos de alimentos é tema de webinar da Anvisa
A Anvisa promoverá um seminário virtual na quinta-feira (26/11), às 15h, para apresentar os padrões microbiológicos de alimentos. No evento serão abordados aspectos como requisitos gerais, aplicação, planos de amostragem, métodos analíticos e interpretação de resultados.
Em dezembro de 2019, foram publicadas a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 331/2019 e a Instrução Normativa (IN) 60/2019. A RDC 331/2019 dispõe sobre os novos padrões microbiológicos dos alimentos e sua aplicação, contemplando toda a cadeia produtiva de alimentos. Já a IN 60/2019, complementarmente, apresenta as listas com os padrões microbiológicos para alimentos prontos para oferta ao consumidor. Elas substituíram a RDC 12/2001.
Os padrões microbiológicos se aplicam aos alimentos prontos para oferta ao consumidor. Esses alimentos prontos são aqueles apresentados na forma como serão disponibilizados, destinados à venda direta ou qualquer forma de distribuição.
O chamado padrão microbiológico define a aceitabilidade de um alimento – ou de um lote de alimento – baseado na ausência, presença ou número de microrganismos ou na concentração de suas toxinas, por exemplo. Em outras palavras, são parâmetros utilizados para verificar se os controles de manuseio e as práticas de higiene de uma empresa de alimentos são adequados e, claro, se o alimento posto à venda é seguro. A adoção desses parâmetros visa a garantia da saúde do consumidor.



